Exercício Pedagógico

Todo início de semestre, recebemos de nossos mestres a honrosa (para os exibidos) e dolorosa (para os tímidos) missão de apresentar-se perante a turma, dizer onde trabalha, se já conhece a ementa da disciplina em questão e o que espera do curso…

 

Eu confesso que sempre sou pego de calças curtas nessa história de conhecer a ementa da disciplina… Atitude talvez justificada pela ausência de organização da FaE, que não disponibiliza essa informação de forma explícita aos discentes.

 

A questão é que, ao me antecipar pela primeira vez na busca pela ementa das disciplinas que iria cursar, descobri que as 2 disciplinas em que esstou matriculados não possuem a dita cuja, e apenas figuram com seu respectivo código na lista abaixo:

 

Ementas – Pedagogia (Noturno) – UFMG

 

Isto posto, declaro tranquila a minha consciência, pois o google é testemunha de que tentei…

 

A propósito, as disciplinas que cursarei, e que serão abordadas com ênfase neste blog em 20072 são:

 

  • GESTAO ECONÔMICA DA EDUCAÇÃO
  • COMUNICAÇÃO EDUCATIVA

 

Bom semestre a nosotros…

 

 

 

*Pra não perder a viagem, elaborei uma montagem com minha expectativa em relação às duas disciplinas (com base nas ementas da USP e Unicamp):

COMUNICAÇÃO EDUCATIVA

Objetivos:

Analisar o emprego dos meios de comunicação para propósitos educativos;

Campanhas, e o uso de meios de comunicação para o ensino: Jornal, rádio, TV e novas mídias eletrônicas.

Subsidiar a atuação pedagógica em comunicação escolar com meios de comunicação contemporâneos e informatizados.

Contribuir para a formação de professores e alunos em comunicação e cultura multimidiática.

Introduzir o aluno na sistemática de planejamento, realização e avaliação de uma produção audiovisual voltada à Educação.

Estudar as condições de integração das novas tecnologias da informação e comunicação aos contextos da educação, visando à busca de metodologias diferenciadas de construção do conhecimento, centradas na relação educador – educando.

Análise das condições das salas multiambientais, a construção de materiais didático-pedagógicos e o uso de recursos audiovisuais em sala de aula.

Contribuir com a formação de educadores, levantando reflexões sobre as condições pedagógicas e operacionais do setor educacional, no que refere-se à aplicação dos multimeios como recurso pedagógico em sala de aula.

Tópicos:

Gestão dos recursos da informação e dos meios de comunicação para propósitos educativos;

Formulação de projetos de inserção da comunicação nos espaços da educação formal e não formal;

Fundamentar a Educação nas Ciências da Comunicação.

Subsidiar o educador comunicador nas decisões e responsabilidades de produção social de comunicação presencial e a distância, em instituições educacionais, através de cultura das mídias e multimídia.

Comunicação presencial e à distância.

O papel educativo dos meios de comunicação.

O processo de planejamento, realização, avaliação e revisão de programas educativos documentais e ficcionais.

A utilização de produtos educativos.

GESTAO ECONÔMICA DA EDUCAÇÃO

Objetivos:

Analisar as correntes e tendências da educação no Brasil, com ênfase na relação entre economia e educação;

Levar o aluno a tomar contato com novos temas e áreas de pesquisa no campo da Economia da Educação;

Analisar o desenvolvimento da educação face ao processo de globalização/tecnologização e desenvolvimento do trabalho na sociedade contemporânea.

Tópicos:

Relação – Estado, Economia e Educação;

Métodos e Técnicas de Economia da Educação;

Educação para o trabalho e educação técnica.

Problemas atuais da Economia da Educação no Brasil.

Educação e Desenvolvimento Sociais no Brasil: evolução recente dos conceitos e temáticas

Globalização: Estágio atual e transformações em curso – Globalização: o significado do termo;

A Educação face às mudanças e seus principais questionamentos – A escola e a formação dos recursos humanos – A escola e as demandas do mercado de trabalho – A escola, os novos paradigmas de gestão: desafios teóricos e práticos.

.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Comunicação Educativa, Disciplinas, Gestão Econômica Da Educação

Uma resposta para “Exercício Pedagógico

  1. andrea

    exercicio para criança de 6 anos
    esta sendo alfabetizado
    nao sei como ajuda-lo com este metodo
    novo